terça-feira, 19 de maio de 2009

FIBROMIALGIA - O que é?

Sou fibromialgica!
Há quatro anos venho sentindo dores e neste ultimo ano elas aumentaram desesperadoramente e se tornaram insuportáveis, posso dizer com toda certeza que 2008 foi o pior ano da minha vida! 


A dor tomou conta de quase todo meu corpo, as costas, as pernas, os braços, as mãos, os pés e os quadris foram afetados. Alem disso estava tendo outros sintomas que me incomodavam muito.
Nestes quatro anos fui algumas vezes ao médico por causa das dores, tomei anti-inflamatórios, só que as dores voltavam depois de algum tempo.
No final de 2008, quando as dores se tornaram insuportáveis, comecei a pesquisar sobre dor na internet e encontrei a Fibromialgia. Procurei um centro de dor e desde dezembro estou me tratando. Já estou bem melhor e as dores diminuíram muito, estou conseguindo voltar a ter uma vida normal e só às vezes tenho crises de dor quando passo por algum estresse.
Hoje tenho um carinho especial pela internet, sem ela eu estaria quase inválida neste momento.
Decidi falar sobre isso para ser mais uma porta-voz de informações e com isso talvez mais pessoas possam conhecer esta síndrome e com isso possam melhorar suas vidas ou de outras pessoas acometidas pelo problema.
No final desta postagem acrescentei dois sites muito bons que tratam desta síndrome.



Fibromialgia

Fibromialgia é uma doença que afeta milhões de pessoas, principalmente mulheres, mas só recentemente vem recebendo atenção de médicos e pesquisadores em busca de melhores formas de diagnóstico e tratamento.

A fibromialgia também é conhecida como fibrosite, dor muscular crônica, reumatismo psicogênico, mialgia por tensão, ou mesmo confundida com sintomas de somatização.



O que é fibromialgia?

A fibromialgia pode ser definida como uma síndrome dolorosa crônica, onde a dor é o sintoma mais importante. O indivíduo apresenta múltiplos pontos dolorosos que são extremamente sensíveis ao toque, chamados “tender points”.




Há relatos de casos onde a síndrome inicia-se após infecção viral ou bacteriana, um acidente, problemas emocionais que envolvam perdas ou conflitos, levando-se a pensar em uma provável falha de adaptação ou incapacidade de elaborar respostas adequadas aos estímulos internos e/ou externos. Acredita-se também, que possa estar relacionada a traços de personalidade herdados, como o perfeccionismo ou a rigidez na manifestação do comportamento.


Pode-se pensar que a fibromialgia represente uma sensação alterada de dor, resultante das alterações sofridas por um indivíduo suscetível, proveniente de diversos agentes estressores, causando a “dor” como a manifestação do conflito vivido internamente. A manutenção da dor parece estar ligada diretamente ao suprimento das necessidades do indivíduo. Pela insuportabilidade psíquica do conflito vivenciado, o indivíduo deixa de querer entrar em contato com a causa do problema, ele apresenta dificuldades para enxergar seu sofrimento, convertendo assim, a dor emocional em um sofrimento físico.

A dor entra para a chamada “zona de conforto”, onde, por mais que o estado seja ruim, existe um benefício secundário que mantém o indivíduo no estado de dor.

Sabe-se que distúrbios mentais e/ou emocionais podem estar presentes nos portadores de fibromialgia, incluindo alterações do humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, perda de memória, depressão e ansiedade. Estes sintomas podem apresentar-se isoladamente ou em conjunto, por isso aliadas à dificuldade da confirmação diagnóstica, muitos dos indivíduos, inicialmente são tratados como depressivos.



Fonte:

* * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas palavras são bem vindas!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails