terça-feira, 12 de maio de 2009

Alimentação saudável - Aveia

Quero compartilhar com vocês minha mais nova descoberta. É a boa e velha aveia. Ela é tão popular, porém eu não tinha o hábito de consumir.

Tive como recomendação médica consumir a aveia regularmente para ajudar a normalizar o colesterol.

Pesquisando sobre a aveia descobri que é um alimento maravilhoso, tem tantas propriedades que é benéfico para todas as pessoas.

O que mais chamou minha atenção é que ela ajuda no emagrecimento!



Informações sobre a Aveia
características, vitaminas, benefícios e propriedades


A aveia é um alimento rico em fibras, sendo que seu consumo contribui para o funcionamento intestinal. O consumo regular de aveia ajuda a evitar a constipação intestinal, popularmente conhecido como "intestino preso". Elimina as toxinas do intestino e segundo se acredita, auxilia ainda na prevenção de tumores intestinais.

Por ser de fácil digestão, é recomendada a pessoas que tem intensa ou baixa atividade física e mental.
A aveia é especialmente indicada na convalescença de crianças e idosos, desnutridos e na arteriosclerose.
Diminui o nível de colesterol e açúcar no sangue, ajudando a prevenir problemas cardíacos e diabetes.

Estimula a energia física e psíquica, favorecendo na concentração, evitando o cansaço e reduzindo a necessidade de sono. Serve para reforçar os nervos, é mineralizante. É ao mesmo tempo estimulante e relaxante, o que proporciona alívio para depressão, ansiedade, tensão, insônia, exaustão nervosa, fadiga e estresse. Contém proteínas, potássio, sílica e ferro.
A aveia é rica em magnésio, cálcio, fósforo, que promovem a formação de dentes e ossos sadios, e em vitaminas B1, B2, B5, B6, E e niacina.

Como os hidratos de carbono que contém são complexos, absorvem-se lentamente, proporcionando energia e sensação de saciedade. Assim, a aveia torna-se muito adequada para as dietas para emagrecer.


É consumida na forma de flocos de aveia, farelo e farinha e também integral nestas versões.

Pode ser consumida crua. É muito utilizada na culinária em bolos, tortas, mingaus, pão, muffins, biscoitos, croquetes, almôndegas, vitaminas, granola, müesli, sopas e sucos (vitaminas). A aveia praticamente não possui gosto, por isso é acompanhada de outros alimentos em seu consumo.

Use a aveia externamente para aliviar inflamações na pele.

É um cereal consumido desde a antiguidade pelo ser humano.
Recomenda-se o consumo de, aproximadamente, 30 gramas de aveia por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas palavras são bem vindas!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails