sábado, 30 de outubro de 2010

Artrite Reumatóide

Hoje fiquei conhecendo um pouco do que vem a ser a Artrite Reumatóide.
Fui assistir à Palestra: Fibromialgia primária e secundária a Artrite Reumatóide.
Alem de ter conhecido o trabalho maravilhoso da GRUPASP, eu pude me beneficiar com as informações da palestrante, uma fisioterapeuta que falou muito sobre a importância da atividade física para pessoas com dor e deu várias dicas interessantes.
Entre as muitas informações passadas por ela, uma das coisas que eu não sabia é que a maioria das pessoas com Artrite Reumatóide, com o tempo desenvolve a Síndrome da Fibromialgia e que as pessoas com Fibromialgia podem vir a ter a Artrite Reumatóide!!!
Está aí o titulo da palestra, Fibromialgia primária e secundária. É a mesma história do ovo e da galinha. Quem surgiu primeiro? A Artrite ou a Fibromialgia? A Fibromialgia é primária quando surge primeiro ou pode ser secundária quando aparece após a Artrite Reumatóide.
Nestas alturas do campeonato é uma novidade que eu não queria ouvir!
Já imaginaram que maravilha! Ter todas as limitações da Fibromialgia e mais os sintomas da Artrite Reumatóide que são as dores nas articulações,  a inflamação e os inchaços nestas regiões, mas é assim que vive a maioria das pessoas com Artrite Reumatóide!
É como eu disse na postagem anterior, vamos tentar ser felizes do jeito que estamos porque as coisas podem poiorar ainda mais! Mas como a esperança é a última que morre, eu vou acreditar na sorte e pensar que não terei mais este problema para complicar! Moral da história tem pessoas em pior situação que a nossa.
A GRUPASP está preparando nova palestra gratuita, sobre outro tema, para o próximo mês, vou tentar divulgar aqui no blog, mas quem quiser pode dar uma olhada no site da GRUPASP: www.grupasp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas palavras são bem vindas!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails